Como administrar suas

shutterstock_499923463-Convertido-1-180x180-1
Contas recorrentes
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
É muito comum, no dia-a-dia aí na sua empresa a administração de contas recorrentes, certo?

Estou falando mais precisamente daquelas contas que entra mês, sai mês temos de honrar, como Luz, Água, Telefone e Internet.  Mas antes de entrar no assunto recorrência que é o tema desde artigo, vamos entender um pouco mais sobre as contas.

As contas, dentro de uma empresa são separadas em dois grandes grupos: contas a pagar e contas a receber.

No grupo de contas a pagar, entendemos que a empresa assume uma obrigação financeira perante seu fornecedor.

A empresa deve ter recursos financeiros para cobrir essas contas em tempo hábil, de preferência antes do seu vencimento, para que não acarrete multa e juros.

No grupo de contas a receber, entendemos que temos ali os ativos mais importantes de uma empresa.

Esses valores são decorrentes de vendas a prazo de suas mercadorias e serviços ou ainda de outras transações que não representam o objetivo principal da empresa.

Lá na contabilidade, no Balanço Patrimonial, as contas a pagar são classificadas no Passivo Circulante enquanto que as contas a receber são classificadas no Ativo Circulante.

Bom, entendido a diferença das contas, podemos agora nos concentrar nas contas recorrentes.
A recorrência é algo muito comum nas empresas.

Esses pagamentos recorrentes acontecem num intervalo de tempo programado e normalmente constante. Algumas são quinzenais, mensais, trimestrais e por aí vai.

E você precisa se programar para administrar suas contas recorrentes e não esquecer de nenhuma, afinal, a empresa não deve criar problemas com seus fornecedores.

Então, para isso, você pode controlar essas contas manualmente ou utilizando uma planilha eletrônica no computador ou no celular.

E tem que tomar bastante cuidado com as contas recorrentes cujo valor muda, para mais e menos, como o caso daquelas contas a pagar no qual o valor é de acordo com o consumo: como água e energia elétrica, por exemplo.

Levando em conta essa característica, fica muito difícil conciliar o valor e ter uma visão do período todo e aí a previsão do lucro da sua empresa fica relativamente comprometida.

A alternativa para solucionar esse problema, é corrigir o valor das contas recorrentes à medida que chegam as faturas. Só assim é possível saber com antecedência e pontualidade o lucro bruto operacional do período.

Mensalmente você deverá atualizar suas anotações de forma manual ou na planilha, pois, novas contas podem surgir e outras antigas deixarem de existir.

Mas, a tecnologia está sempre ao nosso lado. E hoje em dia, aplicar tecnologia da informação dentro das empresas as tornam mais lucrativas.

É possível administrar suas contas recorrentes de forma automáticas aí na sua empresa usando o Sistema de Gestão da ZIPER Soft. Tenho certeza de que ele dá conta do recado, porque é usado por diversas empresas no Brasil inteiro.

E com a tecnologia do Sistema de Gestão Empresarial da ZIPER Soft você economiza muito tempo e o melhor, diminui pra zero os erros operacionais em diversas áreas da sua empresa. Vale muito a pena utilizar. E se você gostou da ideia, eu tenho uma novidade: entra agora no site da ZIPER Soft, preenche suas informações que você já leva o sistema por 30 dias de graça.

Bom, ainda falando de recorrência, a maioria das empresas tem contas recorrentes a pagar, mas, você sabia que existem empresas que têm contas de recorrência também a receber? Por exemplo, os prestadores de serviço mensalista.

Essas empresas recebem mensalmente por um serviço prestado, como as empresas de monitoramento residencial e empresarial. Ao invés de lançar anualmente todas as parcelas de seus clientes ou controlar tudo isso numa planilha você pode contar com o apoio da tecnologia do Sistema de Gestão para te auxiliar nessa empreitada.

Assim, se a mensalidade do serviço prestado for reajustada, o seu cliente mensalmente recebe sempre a fatura com valor atualizado. Você pode também vincular a recorrência a receber com diversos meios de pagamento como boleto bancário, PIX, link de pagamento e até cartão de crédito.

Mas nunca deixe de se organizar financeiramente falando.

Os empresários carecem desse acompanhamento e observar a evolução dessas contas pode salvar sua empresa de sérios problemas financeiros. Muito cuidado com o descontrole dessas contas. Acompanhe mensalmente cada uma delas e elimine gastos que são supérfluos e desnecessários, dessa forma seu lucro se torna mais otimizado e a sua empresa mais competitiva. Sempre esteja atento ao fluxo de caixa de sua empresa e faça um bom uso de nossas dicas para administrar suas contas recorrentes.

Eu te agradeço por ter nos acompanhado até aqui.

Espero que aí na sua empresa esteja tudo bem com as contas.

Um forte abraço e até a próxima.

Conheça nossa solução para gestão de empresa.

Z Store

Lojas de comércio em geral, varejista e atacadista, brinquedos, games, magazines, casa de gás, lojas de 1,99 e muito mais…