Setor varejista deve ampliar investimento em modelos de negócios híbridos
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Pesquisa mostra que consumidores analisarão o rastreamento de envio e entrega de pedidos, pontos de atendimento variados e opções sustentáveis antes da compra final
A nova pesquisa global da SOTI, “O Efeito Tec: Fortalecendo o omnichannel para atender às demandas do consumidor”, mostra que à medida que o setor evolui, os varejistas que não utilizarem tecnologia para aprimorar experiências de compra online e na loja correm o risco de perder consumidores para concorrentes mais rapidamente do que em anos anteriores.
De acordo com o levantamento, os problemas econômicos e da cadeia de suprimentos não facilitaram a compra dos consumidores, com 88% deles enfrentando problemas de disponibilidade, preços e remessa. Este é um aumento de 7% em relação ao relatório do ano anterior, levando os consumidores a ficarem atentos a soluções para esses fatores antes de fazer uma compra online ou na loja: itens são mais caros (58%), itens não estão disponíveis (34%), tempo de entrega maior que o normal (31%) e fretes mais caros (28%).
Diante desses desafios, o varejista que oferecer a experiência de compra mais perfeita, online e na loja, vai se destacar. Não apenas o processo de compra é importante para os consumidores, mas também o atendimento. Dois terços dos consumidores esperam saber onde está seu pedido dentro do processo de entrega, em todos os momentos. Na verdade, um terço dos consumidores globais concorda que conhecer o parceiro de entrega de um varejista determina se eles concluirão um pedido.
O relatório mostra ainda que à medida que os consumidores se tornam mais conscientes de seus gastos e das marcas que compram, o impacto do carbono está se tornando um novo fator decisivo. O relatório ecoa esse sentimento com mais da metade dos consumidores (54%) concordando que preferem uma maneira mais sustentável de devolver seus produtos.
Fonte: SA Varejo