Normalmente no varejo o fluxo de dinheiro é um pouco alto decorrente de vendas que acontecem durante o expediente e também das compras de mercadorias e produtos para realização do trabalho. Para que o empresário não perca o controle financeiro é de suma importância que dê atenção especial a área financeira da empresa.

Para ter o controle sobre sua empresa, é necessário que você possa contar com relatórios financeiros, pois são essenciais para boa administração financeira porque é com base nesses relatórios financeiros que o empresário consegue acompanhar a saúde financeira do seu negócio.

Para ter visão financeira da sua empresa, você precisa executar algumas atividades operacionais dentro do seu sistema de gestão empresarial da ZIPER Soft, e é só assim que você consegue ver os resultados financeiros da empresa.

Dentro destas atividades operacionais, destacamos:

• O gerenciamento cadastral de produtos que devem estar precificados corretamente inclusive com a correta quantia de estoques disponível;
• A realização de abertura e fechamento de caixa com conferência de contas (a pagar e receber);
• A conciliação bancária com lançamentos de ordem financeira;
• A conciliação dos recebimentos no cartão de crédito e débito com cálculo das taxas de serviço que podem ser realizados automaticamente, a cada lançamento, pelo sistema de gestão empresarial da ZIPER Soft;
Esta parte operacional do departamento financeiro da empresa tem que ser executado constantemente e corretamente para que você consiga tirar destas informações brutas as informações financeiras para te ajudar na gestão.

Agora, que já conversamos sobre as atividades operacionais, que são a base para elaboração dos relatórios financeiros, vamos falar dos dois principais relatórios básicos que toda empresa precisa e que contribuí para acompanhar a real situação financeira da empresa.
Vejamos que no Relatório e contas a pagar e receber, há a lista tudo o que a empresa tem a pagar em determinado período e os valores que também entrarão no caixa das compras parceladas dos clientes, de maneira organizada e limpa com nosso sistema de gestão empresarial, você ainda pode aplicar filtros de contas por fornecedor, clientes, por status de pagamento, por períodos e plano de contas.

Desta forma o gestor financeiro vai conseguir ter visão geral de como o dinheiro está entrando e saindo da empresa, além disso consegue ver também todas as contas quitadas, analisar se alguma conta foi paga com juros e verificar se ainda tem alguma conta em aberto.
Porém o objetivo da visão destes relatórios é olhar para o futuro tentando antecipar uma situação que ainda vai acontecer em determinado período como por exemplo a falta de dinheiro numa determinada semana para pagamento de um fornecedor importante, de maneira a permitir ao gestor financeiro uma otimização do caixa para que seja evitada uma falha no fluxo financeiro da empresa, evitando a necessidade de recorrer emergencialmente a empréstimos.

Friso aqui a importância de previsão do fluxo de caixa e do capital de giro pois não é sadio para a empresa a falta de dinheiro em caixa, pois esta normalmente representa significativa perda de oportunidades.

Falando em fluxo de caixa e valores, um recurso disponível em nosso sistema é o plano de contas, pois de maneira simples e completa você enxerga toda a operação financeira da sua empresa, para onde está indo o dinheiro, quais são as despesas da empresa e a evolução dessas despesas, porque entender o comportamento dos gastos da sua empresa é fundamental na hora de fazer economias e planejamentos em projetos futuros.

É fato, a parte financeira é o oxigênio de toda empresa, é dali que saí o dinheiro para pagamento em dia dos fornecedores, funcionários, despesas operacionais e não operacionais, fazendo com que a sua empresa não feche as portas, porque sem esse dinheiro devidamente controlado o estabelecimento não sobrevive!

Para empresas com fluxo de dinheiro intenso e com margem pequena de lucro, ter uma visão para onde esse dinheiro está indo é mais importante ainda para manter a saúde financeira em ordem, tendo a certeza de que o dinheiro está sendo muito bem alocado para que se tenha sustentabilidade no seu negócio sem correr risco de perda do controle.

Os relatórios financeiros promovem o controle para a tomada de decisões que envolvem o aspecto econômico da empresa, de maneira eficiente que trará uma melhoria significativa nos resultados.

Por isto não perca tempo! Comece hoje a acompanhar os relatórios financeiros da sua empresa, afinal perder e deixar de ganhar dinheiro não pode ser o seu objetivo.

Se você ainda não utiliza nosso sistema de gestão empresarial, entre em contato conosco.

Se você já é um cliente ZIPER Soft e ainda não desfruta dos relatórios financeiros na sua empresa, está correndo perigo! Entre em contato com o seu canal de atendimento e peça mais informações.

E se você ficou interessado em se tornar uma REVENDA DE SUCESSO do sistema de gestão empresarial da ZIPER Soft, entre em contato agora mesmo pois temos condições atrativas que trazem resultados.

Clique para classificar esta postagem!
[Total: 0 Média: 0]