Como garantir bom fluxo de caixa sem perder o controle?

No início de uma empresa, independente do segmento de atuação, o objetivo principal é angariar uma boa carteira de clientes ativos, pontuais e rotineiros. E para isto é preciso agradá-los a todo custo. Com um negócio virtual, cujo o público é mais exigente e volúvel também não é muito diferente. Ofertar bons produtos e serviços hoje não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação de todas as empresas. Assim, a opção que lhe resta, amigo empresário, é oferecer diversas formas de pagamento ao seus clientes. Mas nesse cardápio de pagamentos, você deve tomar uma série de cuidados para não ficar no vermelho, como por exemplo controlar e estar sempre atento aos gastos com taxas e manutenções que determinadas formas de pagamento te obrigam a ter.

Neste cenário, o velho e popular boleto bancário é uma boa opção. É um instrumento de pagamento de uma operação de venda ou prestação de serviço usado tanto por empresas virtuais como empresas físicas. Inclusive no virtual é a segunda alternativa mais usada.

O ponto de destaque ao vender no boleto é a segurança que a Instituição Financeira oferece, pois trata-se de de uma operação consistente, segura e eletrônica. Em tempo que as pessoas ainda têm ressalvas quanto a comprar com cartão de crédito por riscos de clonagem e até mesmo experiências passadas de descontrole financeiro, o boleto vêm como uma alternativa que amplia as possibilidades de comercialização de seus itens dando mais segurança e confiabilidade do público.

Como forma de atrativo, você pode também ofertar descontos para quem efetua o pagamento com essa modalidade visto que os custos praticados em outras formas de pagamento diluem o seu lucro e ainda levam vários dias para repassar o valor da venda a empresa, e consequentemente isso interfere certeiramente no fluxo de caixa, podendo diminuir o capital de giro da sua empresa e você pode ter sérios problemas financeiros.

Isso tudo porque, a partir do momento que o boleto é gerado seu cliente pode pagar o boleto em diferentes lugares como correspondentes bancários, casas lotéricas e inclusive por meio de aplicativos de pagamento, dando mais comodidade já que o cliente não precisa nem sair de casa e fazer tudo de maneira online, mantendo a satisfação do seu cliente. Sem contar, agora com a exigência de que todos os boletos emitidos precisam estar registrados, o seu cliente poderá pagar o boleto mesmo vencido em qualquer instituição de pagamento.

Se a intenção é fluxo de caixa saudável, os boletos devem ser seus amigos, ao contrário dos cartões. A tarifa cobrada geralmente tem valor fixo, independente do valor da venda, e a liberação do dinheiro na sua conta acontece geralmente no próximo dia útil.

Porém o empresário deve ficar muito atento na hora de emitir seus boletos. Para isso é necessário, primeiramente, ter habilitado junto a sua conta corrente jurídica (normalmente) uma carteira de boletos. E a partir disto, já pode começar a operar suas vendas nesta modalidade.

Especialmente aos empresários que utilizam o Sistema de Gestão Empresarial da ZIPER Soft, a emissão de boleto bancário é transparente e muito simples. Uma vez habilitado o módulo e configurado (e isso nosso canal de suporte faz para você), basta ter o seu consumidor cadastrado corretamente e uma venda feita com a opção de boleto bancário como forma de pagamento. Recomendamos que ao emitir os boletos, você imprima-os para ser entregue ao cliente e, se quiser pode também enviar por E-mail, sempre acompanhado do devido Documento Fiscal que acoberta a operação, seja ela uma venda ou uma prestação de serviços.

Após a geração do boleto bancário no sistema, o empresário precisa informar a sua Instituição Financeira sobre a existência do boleto. E para isto é disponibilizado duas alternativas. A primeira é gerar um arquivo de texto e anexar esse arquivo junto ao Internet Banking. A segunda é a contratação de um serviço de V.A.N, do inglês Value Added Network ou Rede de Valor Agregado, que é um serviço de comunicação entre a sua empresa e a sua instituição financeira de maneira segura e rápida, onde é dispensado o uso de arquivos convencionais e normalmente é indicado para empresas cuja movimentação de boletos é considerada média/alta pois facilita e trabalho operacional.

E, agora o boleto bancário está emitido, sua Instituição Financeira já está informada da existência dele, o que precisa ser feito é o monitoramento para saber se aquele título foi liquidado (pago) pelo seu cliente. O modo mais comum é acompanhar isso pelo seu saldo da conta por meio do extrato bancário. Ou ainda, o empresário pode baixar no site da Instituição Financeira o arquivo de texto de retorno, uma espécie de extrato bancário só que no formato de arquivo. Com esse arquivo baixado, existe outra facilidade para as empresas que utilizam o Sistema de Gestão da ZIPER Soft que é o processamento automatizado do retorno. O gerente financeiro da empresa baixa o arquivo de retorno e o anexa no nosso sistema que automaticamente identifica no Contas a Receber as parcelas referentes aos boletos que foram liquidados no período e permite fazer a baixa destas parcelas de maneira uniformizada, correta e – principalmente – rápida.

Tá esperando o que para utilizar nosso módulo de boletos bancários no seu sistema?

Mas, se a sua empresa não conhece o Sistema de Gestão Empresarial da ZIPER Soft, vamos tomar um café e conversar sobre como nosso sistema pode contribuir significativamente para fortalecer seu negocio? Eu posso ajudar a melhorar a gestão da sua empresa! Clique aqui, entre em contato comigo e vamos conversar!

E se você ficou interessado em se tornar uma REVENDA DE $UCE$$O do Sistema de Gestão Empresarial da ZIPER Soft, entre em contato agora mesmo pois tenho condições atrativas que trazem resultados aos seus clientes e te oferecem uma excelente oportunidade em atrair mais vendas a sua empresa, melhorando a administração das empresas dos seus amigos, clientes e parceiros!

Gostou da postagem? Vote!

Clique para classificar esta postagem!
[Total: 0 Média: 0]

Qual assunto você gostaria de ver aqui?