Antigamente, nas empresas – sobretudo nos familiares – todo o controle de estoque, de vendas, de custos, impostos, funcionários eram realizados em livros que descreviam todos os fatos ocorridos num determinado período. Era difícil e raro encontrarmos uma empresa que possuía um computador e um sistema de gestão para auxiliar nas tarefas. O que se tinha no máximo eram pequenas e repetidas funcionalidades criadas em formas de fragmentos de sistemas que tornavam as tarefas rotineiras menos suscetíveis a erros. Devido o fato dos principais registros serem feitos a mão, e com o passar o aumento da quantidade destas informações, contabilizá-las para ter comparações e métricas era tarefa árdua e que exigia além de conhecimento, muita paciência e tempo.

Com o avanço da tecnologia da informação, houve forte incentivo ao desenvolvimento dos negócios e os sistemas ERP se popularizaram e permitem hoje a redução de custos e melhoria dos controles operacionais, pois trata-se de um sistema que facilita a gestão de todos os recursos utilizados pela empresa, otimizando uma série de processos pois automatiza as tarefas de diversos departamentos das empresas que deixa de lado os velhos livros de anotações de estoques, financeiro, funcionários e passa agora a “anotar” num sistema completo que consegue com maestria cruzar todas essas informações usando inteligência computacional para proporcionar ao empresário moderno todos os índices que ele precisa para poder tomar suas decisões num piscar de olhos.

Porém, durante este avanço todo da tecnologia, da forma como o consumidor lida com as ofertas e com as compras atualmente tudo pode ser resolvido de maneira muito diferente do que era há 20 anos atrás. O modo de interagir com o consumidor evoluiu e muito! Em grandes lojas de departamento não é raro encontrar telas gigantes sensíveis ao toque que possuem um sistema totalmente interativo capaz de exibir o estoque e a localização de produtos que o consumidor desejar, com todas as especificações detalhadas. E vai além, muito além. O consumidor tem à disposição além do canal físico de vendas, o virtual que ele pode adquirir seus produtos pelo computador, pelo celular, pelo seu relógio inteligente e até pela televisão.

Mas diante de todo o avanço da tecnologia com inúmeros dispositivos conectados e interligados tem sempre aquela loja que ainda opera no modo tradicional. Olhando no olho do cliente, interagindo humanamente com ele. Normalmente nestas lojas, os clientes já são consolidados e amigos de longa data onde a vendedora normalmente já os conhece pelo nome, sabe um pouco das suas histórias, conhece suas preferências e sabe até onde residem. É tão próxima a relação que é comum a prática de encher uma sacola de produtos e o cliente levar para provar em casa, de maneira mais restrita e a vontade, usando um calçado ou outro acessório específico e dando aquela liberdade que muitas vezes o provador de roupas com um espelho e um ventilador não proporciona. Estou falando de venda consignada!

É uma modalidade antiga, que é um grande diferencial hoje em dia. Feito normalmente a clientes que você conhece e confia. Mas mesmo assim é preciso ter alguns cuidados nesta hora porque além de ter que saber para quem aquela sacola de produtos foi destinada, você precisa ter todo um controle sobre ela no sentido de valores e datas para não perder o controle!

Primeiramente é indicado que a loja que oferece essa modalidade tenha um cadastro completo do cliente, com documento de identificação com RG e CPF, endereço e informações de contato telefônico tudo devidamente comprovado e – principalmente – atualizado. Portanto faça disto uma regra na sua loja: toda vez que ocorrer uma venda para um cliente já cadastrado no seu sistema, sempre verifique com ele se houve alguma mudança nestas informações pois isto garante que a sua base de clientes seja sempre atualizada.

O segundo ponto e talvez primordial é com relação aos produtos que o cliente levou em consignação. No caso do nosso exemplo, uma loja de roupas, procure sempre padronizar seu cadastro de produtos e não tenha a menor preguiça de cadastrá-los com o máximo de informações possível como a categoria e marca correta, o fornecedor, referência, o código de barras e fundamentalmente (no caso de roupas em geral, calçados, roupas íntimas e quaisquer outro tipo de produto que possa estar sujeito a tamanhos e cores diferentes) os cadastre com sua grade de tamanho e se possível de cor. Deste modo a venda consignada saí da sua loja feita com as informações exatas do tamanho e cor dos produtos que a cliente levou.

A principal vantagem do cadastro detalhado do produto é conseguir garantir o rastreio correto do produto que saiu do seu estoque e ainda está consignado a sua cliente. São dois motivos principais que você precisa compreender:

  1. Você sabe exatamente qual produto foi consignado e, na hora de fechar essa conta o operador do sistema tem a exata noção dos produtos que estão voltando na loja se foram exatamente os mesmos que saíram, isso garante a integridade do seu sistema de consignação de maneira muito prática
  2. Da mesma maneira que você sabe qual produto foi consignado, se houver a procura pelo mesmo produto, mas por outra cliente você consegue o rastreio e consegue até dar uma previsão de retorno daquela peça caso não seja comprada. Isso demonstra ao seu cliente o poder de controle e passa a seriedade com a qual a sua empresa é vista no mercado.

Mas, fazer isto tudo na mão é impossível principalmente quando alguém te perguntar: quanto você tem de roupa nas casas de clientes?

É preciso que se tenha um gerenciamento sobre as vendas consignadas. E isso é bem simples de fazer quando se utiliza o nosso sistema. Com poucos clientes é possível ter essa relação completa e poder fazer uma ação em cima disto para que ou essas peças retornem ao seu estoque ou que sejam efetivamente vendidas. O controle sobre as consignadas evita prejuízo, perda de peças e até de ter que discutir com o seu cliente por uma possível peça que ele trouxe errado pois na hora que o cliente saí da sua loja, ele vai com uma relação impressa do que está levando e assina outra via do mesmo impresso para garantia e responsabilidade dele a partir daquela hora.

E, depois de provar com calma as peças no conforto da sua casa, o cliente pode voltar a loja até num prazo devidamente combinado e assinado, e realiza a consumação desta venda seja levando toda mercadoria ou levando-a em partes. O operacional dentro do sistema é muito simples, basta que encontre a venda desejada pesquisando-a por vários filtros disponíveis e altera-a, removendo os produtos que estão sendo devolvidos e deixando os produtos que irão efetivamente ser levados. Depois deste ajuste é só finalizar a venda com a forma de pagamento escolhida com o cliente e aguardar a emissão do documento fiscal.

A consignação é uma atração a parte nas lojas e se na sua loja você promove esse tipo de atividade, use-a ao seu favor em propagandas físicas e online apontando para as principais vantagens que são:

  1. Possibilita agilidade ao dia corrido e agitado dos clientes, porque muitas das vezes o vendedor pode montar uma mala de peças das quais o cliente já é acostumado a adquirir e o cliente passa na loja apenas para retirar. E você consegue ter um histórico de tudo o que seu cliente já comprou pelo sistema!
  2. Permite que o cliente prove tudo com calma no conforto da sua casa, usando um sapato, bolsa, cinto, brinco no conforto do seu quarto e tem a possibilidade ímpar de provar a roupa, andar com ela e se olhar de mil maneiras no espelho para ter certeza de que aquela peça é a ideal
  3. Como o cliente irá provar em casa, com toda a liberdade que o provador de loja não proporciona, ele compra com mais assertividade e tenha certeza que a prática irá se tornar repetida sempre

Você pode ofertar um serviço de leva e traz para as malas de roupa para dar mais praticidade e incentivar ainda mais a clientela. São tantas opções, tantas vantagens que sem o menor controle você perde o estoque, o que saiu e entrou e a sua loja não vai pra frente.

Controle, a saída e a entrada destes produtos, com as datas e todos os detalhes possíveis para que o seu cliente sinta segurança no seu processo e o respeite o que evita fraude e falhas operacionais no seu estoque.

E aí vamos começar a arrumar tudo isso agora?

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