Como criar um programa de fidelidade para seus clientes?

São excelentes alternativas para levar vantagens aos seus clientes de maneira contínua incentivando a lealdade e aumentando a popularidade da sua marca na sua região de atuação.

Com o aumento da competitividade no varejo onde o cliente está cada vez mais atento ao mercado e a concorrência surge de lugares e formas não tradicionais contribuindo para o surgimento de um verdadeiro leque de oportunidades, muitas empresas estão mudando sua estratégia deixando de lado o modo transacional de lidar com os clientes para fortalecer lanços com clientes já existentes na base com a criação de diferenciais competitivos, tornado assim um verdadeiro desafio para o empreendedor.

Uma alternativa prática e funcional é recompensar os clientes com benefícios de maneira acumulativa e prática a cada compra realizada com regras pré-estabelecidas para encorajar a repetição de um fator primordial para uma empresa que é a venda.

Por trás desde conceito a ideia principal é reconhecer de maneira especial seu cliente fiel com benefícios financeiros ou sociais criando um sentimento de lealdade que se traduz no compromisso repetitivo do cliente em consumir produtos e serviços da sua empresa.

Pode ser realizado de diferentes maneiras com muita tecnologia ou pouca, como por exemplo um simples cartão impresso onde a cada compra de uma pizza ou lanche, banho e tosa, troca de óleo ou revisão, por exemplo, a empresa faz uma marcação normalmente carimbada ou assinada e quando aquele cliente atingir determinado número de repetições ganha um brinde, um desconto ou um item grátis. Esta forma é a mais simples e já traz resultados interessantes gerando a aproximação do seu cliente de maneira regular e isso se reflete claramente no seu faturamento contribuindo para um melhor planejamento para evitar falta de disponibilidade de produtos e serviços, o que também aumenta sua lucratividade contribuindo para a boa saúde financeira da empresa. Além disso, fidelizar um cliente ativo da sua carteira normalmente é menos custoso do que adquirir novos clientes.

Mas a criação de um programa de fidelidade compreende uma série de análises.

Porque hoje em dia as empresas já não conseguem mais se destacar frente a concorrência apenas com a variedade de produtos e serviços de qualidade, com preços e boa condição de pagamento.

Foi lá na década de 80 que algumas companhias aéreas deram os primeiros passos de um programa de fidelidade a passageiros frequentes sustentado mediante relação frequente de consumo o que, no médio e longo prazo o valor recebido das vendas aos clientes membros do programa ultrapassou o valor ofertado como recompensa.

E do mesmo modo que a fidelização dos seus clientes pode ser um simples cartão impresso, ela também pode ser criada com alta tecnologia. Por meio do nosso sistema você pode delimitar a pontuação de cada item e também efetuar o cadastro do seu cliente e toda compra efetuada o operador seleciona o cliente pelo nome, um documento ou até pela digital para que o sistema calcule corretamente e acumule os pontos naquela operação de venda. E também é possível realizar a pesquisa de pontuação e a partir deste acumulo ofertar um desconto, um brinde ou um item grátis de acordo com as regras que você deve estabelecer.

E a sua empresa saí ganhando com essa implementação pois fideliza, atraí e mantem o cliente, sempre presente, aumentando seu fluxo de vendas e também seu faturamento e saldo líquido de forma natural. Outro fator importante a considerar é que normalmente a notícia de um programa de fidelidade se espalha na comunidade, na vizinhança e na cidade com muita facilidade pois um cliente indica seus produtos e serviços a outro, estimulado automaticamente pela recompensa, fazendo com que a popularidade e reconhecimento da sua marca aumente.

Uma boa estratégia de marketing parte de um bom planejamento. Invista um tempo nessa etapa, crie um diferencial competitivo perante os concorrentes com o programa de fidelização de clientes, divulgue, publique em redes sociais e faça acontecer! Seja um simples cartão impresso ou controlado automaticamente e sem incidência de falhas por meio do nosso Sistema de Gestão Empresarial, temos certo que será uma alternativa barata, vantajosa e diferenciada para sua empresa ser sempre lembrada.

Gostou da dica? Comente suas ideias vamos compartilhar conhecimento! Se quiser mais detalhes de como implementar o programa de fidelidade e como alavancar suas vendas, informatizando a sua empresa com eficiência, entre em contato conosco!

E, se você quiser se tornar uma REVENDA da ZIPER Soft, entre em contato agora mesmo para saber sobre as vantagens, os valores e modalidades disponíveis.

[Total: 1 Média: 5]