Previsão de fluxo de caixa

Antes mesmo de começar a falar de previsão, é preciso entender o que é Fluxo de Caixa.
No fluxo de caixa você é capaz de identificar as entradas e saídas de dinheiro e o saldo final do caixa, para que você acompanhe as movimentações financeiras da sua loja. O foco dele são as transações que influenciam no caixa.
O conceito de previsão de fluxo de caixa é estimar as entradas e saídas de dinheiro do caixa da sua empresa, fazendo uma análise para se construir uma visão para o futuro econômico da empresa. Em outras palavras é você determinar um período e fazer a previsão de como o dinheiro vai circular dentro da sua empresa e esse valor tem que ser suficiente para manter a atividade da empresa.
A previsão de fluxo de caixa é capaz de responder a algumas perguntas como por exemplo:
Como estará meu caixa nos próximos 15 dias?
Daqui 20 dias terei mais ou menos dinheiro na minha conta?
No ultimo dia do mês, de quanto será o meu saldo bancário?
Claro que as respostas a essas perguntas provavelmente não terão exatidão nos números, mas certamente sua previsão de fluxo de caixa de dará números bem confiáveis.

Quando você observa as vendas da sua empresa é provável que você tenha uma ideia de falso crescimento, por isto é importante que você controle outros elementos como o capital de giro, o prazo de pagamento dos fornecedores e também as taxas das operadoras de cartão. Gerir detalhadamente o caixa evita essa ideia de falso crescimento econômico da sua empresa e o Sistema de Gestão Empresarial da ZIPER Soft é preparado para isso!

O uso adequado para a previsão do fluxo de caixa te trás muitos benefícios como a capacidade de prever futuros rendimentos e gastos, a organização de investimentos de curto prazo e de excedentes temporários, projeção de antecipação de capital para sustentar a operação, organizar, prever e financiar pequenas quedas de fluxo de caixa, te mostra o dinheiro necessário para financiar as operações da empresa, gera confiança com as instituições financeiras e investidores pois resume o impacto das atividades de negócio no caixa para que o empresário possa negociar prazos e condições com fornecedores sem comprometer o caixa da empresa.

Para conseguir emitir um relatório de previsão de fluxo de caixa na sua empresa, você precisa primeiro registrar todos os lançamentos financeiros, os chamados contas a receber e a pagar. Você pode fazer isso num caderno, numa planilha eletrônica ou de maneira mais organizada e certa usando nosso sistema.

Você deverá lançar todas as suas contas a pagar, mesmo as que ainda estejam longe do vencimento, como aluguel, água, luz. No caso de empresas que precisam comprar mercadorias para revender, a principal conta que influencia a saída de dinheiro do caixa são os fornecedores e como normalmente tem uma lista grande de fornecedores, recomendo fortemente a adoção do nosso sistema de gestão empresarial com o nosso módulo de compras ativado, porque ele vai facilitar o controle destes gastos com os fornecedores, gerenciar os prazos e pagamentos já prevendo o fluxo de saída de de pagamento desta conta, além de alimentar seu estoque automaticamente, porque a dificuldade em gerenciar os fornecedores está justamente no fato da variação que há entre eles pois depende da negociação e da estratégia de cada empresa como um desconto maior, um prazo diferenciado.

Assim como você deverá lançar todas as suas contas a receber. No varejo temos algumas formas de receber uma venda: a vista em dinheiro, no cartão seja ele crédito ou débito, no famoso crediário (o carderninho, a fichinha e são tantos nomes Brasil a fora…). Especialmente na modalidade de cartão, é essencial você adotar o uso do nosso sistema de gestão na frente da sua loja, porque os recebimentos de cartão, são lançados pelo sistema no seu caixa de acordo com o prazo de recebimento definido, que normalmente são dois dias para o débito e o crédito de 30 dias e também já fazer o lançamento com valores líquidos uma vez que a operadora de cartões retém as taxas de serviço, tudo isso de maneira transparente e simplificada. Nos recebimentos em dinheiro, ele se apresenta na mesma hora no seu caixa e ainda é possível controlar a abertura e fechamento deste caixa.
Então na parte de contas a receber a complexidade está em estimar os recebimentos dos valores.

Quando se compila esses valores num relatório é que nós entendemos que para um negócio de varejo a previsão de fluxo de caixa e capital de giro é fundamental pois se torna uma ferramenta estratégica para se tomar decisões, melhorando as negociações da empresa e evitando situações que expõe ao risco financeiro. Mas ainda vale a dica antiga que no varejo o segredo está em comprar bem, para ter preço baixo para atrair clientes ou ter boa margem de lucro nos produtos e essa margem seja ela grande ou pequena será seu investimento em novas expansões, porque administrar o fluxo de caixa é a atividade chave do varejista.

Como sua empresa lida com saldo negativo no dia do vencimento de uma conta?
Você faz previsão de fluxo de caixa?

Nós temos um sistema de gestão empresarial completo para te ajudar a por ordem nisso! Vamos conversar?
Gostou deste artigo, então compartilhe ele com seus amigos varejistas.

E, se você ficou interessado em se tornar uma revenda do sistema de gestão empresarial da ZIPER Soft, entre em contato conosco agora.

[Total: 1 Média: 5]