Secretário da Previdência anuncia fim do eSocial
A decisão foi anunciada nesta terça-feira (9) pelo secretários especiais do Ministério da Economia Rogério Marinho (Previdência e Trabalho) e Carlos da Costa (Produtividade, Emprego e Competitividade) e pelo relator da MP (Medida Provisória) da Liberdade Econômica no Congresso, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).
De acordo com Rogério Marinho, “O eSocial será substituído por um sistema bem mais simples em 2020. Vamos simplificar, desburocratizar e permitir que o Estado e o empregador se unam para gerar crescimento”.
Perguntas como:
O eSocial vai acabar o que muda a partir de agora?
O governo vai acabar com eSocial?
O eSocial vai acabar em 2020?
O programa eSocial vai acabar?
É verdade que o eSocial vai acabar?
Quando vai acabar o eSocial?
Surgem a todo momento por causa dessa declaração do secretário.
O secretário disse que haverá forte redução do número de dados a serem informados pelo empregador. Isso será possível porque o novo sistema irá obter e cruzar informações que já existam em outros banco de dados.
O secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo, destacou que a intenção é cortar as informações exigidas das empresas no eSocial de 900 para cerca de 500 nos próximos meses.
O calendário aprovado pelo comitê gestor do eSocial prevê que todas as mudanças no sistema entrarão em funcionamento até o primeiro trimestre de 2020.
Por fim, o governo não informou, no entanto, quantas informações devem ser exigidas no novo sistema que entrará em vigor em janeiro de 2020.
Fonte: Departamento Jurídico AFRAC
Conheça nossa solução para gestão de empresa.
Z Store
Lojas de comércio em geral, varejista e atacadista, brinquedos, games, magazines, casa de gás, lojas de 1,99 e muito mais…