Pontos importantes a serem considerados na hora de criar a precificação das mercadorias
Com a alta concorrência batendo a porta todos os dias, é cada vez mais difícil ser competitivo no varejo. Atualmente, ter bom atendimento, espaço físico amplo e confortável com boa variedade de produtos expostos e disponíveis no estoque, condições de pagamento atrativas com parcelamentos e descontos para pagamento à vista já não é o suficiente para agradar ao consumidor que conta com inúmeras opções de compras em diversos meios diferentes e ainda podem comparar a um toque – literalmente – o preço da sua prateleira com o de dezenas de concorrentes em um instante. A modernidade chegou mas trouxe consigo pontos que também preocupam o empreendedor brasileiro não é mesmo?
Uma das saídas para conter esse vazamento de consumidores para o concorrente está na correta precificação de seus produtos e serviços, e essa questão tira o sono de muito
empresário por aí.
Ser criterioso e cuidadoso nesta hora reflete bons resultados pois satisfaz o consumidor quando o preço se ajusta ao bolso, ajuda a definir o público-alvo e contribui para enfrentar a concorrência podendo até conceder descontos de maneira segura contribuindo assim para a melhoria dos resultados da sua empresa garantindo recursos no caixa na hora do pagamento das obrigações.
Parece muita coisa não é verdade?
Mas a política de preços deve ser realizada por etapas para que seja construída de maneira adequada, porque o maior risco quando se trabalha com preços muito baixos é o de ter prejuízo mesmo com vendas de valor alto, pois o faturamento é pouco para cobrir os custos e despesas, e o cenário se torna incerto mesmo havendo volume de vendas, pois nestes casos a margem de lucratividade é tão achatada que a empresa patina, soma dívidas e não saí do vermelho.
É preciso cuidado e conhecimento.
Quando nos referimos a custos, estamos falando daqueles gastos que são efetuados fruto das atividades principais da empresa (por exemplo para uma vidraçaria, um custo seriam os fornecedores de vidro e para uma padaria, um custo seria o fornecedor de farinha). Ao passo que as despesas estão relacionadas as atividades de suporte para que a empresa alcance seus objetivos. Ainda dentro deste conceito, classificam de acordo com a ocorrência os custos/despesas fixas como conta de água e luz que ocorre todo mês independente de qualquer coisa e as variáveis que sofrem modificações de valor em função da atividade da empresa como por exemplo matéria-prima e comissões que aumentam a medida que o volume de vendas também aumenta e não necessariamente se repetem mensalmente.
E o lucro?
É o resultado da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas ou prestações de serviço dos custos e despesas existentes. A questão do lucro é a mais importante porque não basta que o valor obtido seja suficiente para cobrir os custos, a política de preços precisa garantir que o negócio sobreviva mês após mês.
É impossível ter uma margem de lucratividade ideal para todas as empresas. Não existe fórmula mágica. O gestor ou proprietário da empresa deve, na maioria dos casos, optar pelo equilíbrio, de maneira responsável. Atento para a perspectiva de que preços baixos podem comprometer as finanças da empresa ao passo que preços altos podem afastar os clientes fazendo com que as mercadorias fiquem encalhadas no estoque. É preciso bom senso nessa hora.
Não se pode esquecer no fator de mercado. Pois é, o seu preço de venda além de ter que garantir a sobrevivência da empresa, cobrindo seus custos e gerando lucro para os sócios ou acionistas deve também ser compatível com o mercado, não distanciado daquilo que seus concorrentes praticam. Claro, numa campanha de venda ou numa grande negociação você pode jogar seu preço para baixo, como uma estratégia de enfrentamento pontual do concorrente, mas esse comportamento não pode ser uma regra! É ruim também brigar por preços com os concorrentes. Você precisa compreender que as vezes seu concorrente conseguiu melhores condições que você junto aos fornecedores seja pela quantidade adquirida ou pela forma de pagamento utilizadas. Não trilhe o sinuoso caminho da falência fazendo guerra de preços com seus concorrentes, combinado? Procure sempre manter uma linha entre os gastos da sua empresa e, caso seu preço saia da reta do seu concorrente, procure dentro da sua empresa, os diferenciais do seu trabalho, podendo ser o atendimento qualificado com vendedores experts no mix de produtos que você oferece ou mesmo um pós-venda compromissado em garantir a satisfação dos seus clientes. Tudo pode depender do tipode produto ou serviço prestado. E esse diferencial quando reconhecido pelo seu cliente, paga a diferença do seu preço.
Aprenda e utilize cálculos matemáticos para precificar. A pesar da precificação de produtos e serviços ser subjetiva, por mais que haja indicadores facilmente mensuráveis como custos e despesas envolvidos há outros como a adequação do mercado que são difíceis de serem transformados em valores. A grosso modo, de maneira muito básica a precificação de seus produtos consiste em uma soma entre o custo do produto, seus custos e despesas fixas e variáveis mais seu percentual de lucro.
Por fim, reforço a necessidade de encontrar o ponto de equilíbrio ao estabelecer sua política de preços para evitar que se chegue a um valor que não traga resultado financeiro negativo ou a busca por um lucro irreal que pode afastar seus clientes. Contabilize seus custos, fique de olho no mercado, faças suas contas e encontre a solução mais adequada para manter sua empresa competitiva e rentável e destaque-se no mercado perante seus concorrentes. Invista em publicidade digital com estratégias. Aposte, por exemplo no Comércio online, criando uma loja virtual ofertando seus produtos online para o mundo e, com baixo investimento, eleve seu faturamento ofertando ao mercado mais uma frente de vendas. Em breve, aqui no nosso blog vamos conversar mais sobre as principais estratégias de publicidade digital, onde você pode ser visto por um número muito grande de consumidores gastando quase nada!
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