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Porque é tão importante se relacionar bem com o cliente?

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Nunca, nada irá substituir a experiência do consumidor quando efetua uma compra em uma loja física.

Por mais que o índice de vendas tem aumentado significativamente no e-commerce e por aplicativo, a loja física tem um atrativo como seu principal diferencial que é o sentido!

Sim. O sentido. De ouvir e interagir, de perguntar e responder e de sentir.

Estes sentidos tornam a ação de venda diferente, se comparado ao meio virtual e por esta característica tão especial, se o consumidor tem uma experiência agradável na venda ele normalmente acaba levando pra casa muito mais do que ele precisa de fato.

Mas o varejista precisa estar antenado aos sinais do mundo moderno e além de criar experiências inovadoras no atendimento físico ao consumidor, não pode deixar de lado o atendimento virtual pois a geração milênio e a geração z, que já nasceram dentro da internet.

Porém para conciliar uma excelente experiência física e virtual é primordial que o estoque esteja controlado, afinal de contas não tem como querer agradar o consumidor se ao chegar na prateleira o produto que ele deseja não está disponível.

Bom, tirando esse detalhe do estoque, inicialmente seus vendedores das lojas físicas devem estar preparados para lidar com o público na hora do atendimento, com boas práticas como:

• boa apresentação visual, sobretudo nos estabelecimentos que trabalham com algum ramo de alimentação
• boa comunicação verbal, falando de maneira clara e objetiva auxiliando os consumidores a encontrar os produtos, sobre preços, entendendo seus questionamentos, ouvindo suas histórias, de maneira atenta
• boa comunicação escrita, com etiquetas nas gondolas, com o preço claramente destacado, as condições de pagamento e demais informações pertinentes ao ramo de atuação, sempre atento para a legislação vigente no estado e município.

Estas práticas são aplicáveis a todos os ramos de atuação e servem para sua empresa, certamente. Reúna-se com sua equipe, e os auxilie na melhor aplicação destas práticas para que o consumidor tenha uma experiência diferenciada e inesquecível.

Enquanto a equipe de vendas trabalha bem com o consumidor, sua equipe administrativa precisa estar a todo vapor no escritório para que nada saia errado. O controle de contas a pagar deve estar correto e com as obrigações em dia para que nenhum fornecedor atrase ou deixe de fornecer os produtos. É preciso estar atento a esse detalhe, principalmente no prazo de entrega para que o produto não fique indisponível na prateleira. Por isso o acompanhamento de perto da evolução do seu saldo em estoque é fundamental para que isso tudo funcione muito bem.

Mas, seguindo nossa teoria sobre a importância do bom relacionamento com o cliente, não podemos deixar de lado o consumidor digital.
Aquele que pergunta os preços pelo Facebook ou WhatsApp da loja. Ele também é um potencial consumidor e por meio desses recursos muitas vezes gratuitos, pode te trazer bons retornos!

Engana-se o empresário que acredita que uma página no Facebook, uma conta no Instagran e um WhatsApp Business da loja não faz diferença alguma.

Se você está nessa situação agora, meu amigo… eu tenho uma notícia não muito boa pra você viu.

Está deixando de vender e está condenado se não se mexer e logo!
Por outro lado, o empresário que já se conformou que tem que lidar com o meio digital é viagem sem volta, esse sim pode ter sucesso. Basta seguir algumas regrinhas, simples e que dão resultado.

Mas, antes das regras, é preciso que você compreenda o porquê de ter um Facebook, Instagram e WhatsApp Business.

A geração dos anos 2000 em diante já nasceram conectadas à Internet. E não é brincadeira não.

Para essa parte (boa parte) dos consumidores, é muito mais rápido, fácil e cômodo entrar no site, Facebook e Instagran de determinada empresa e buscar o preço daquilo que deseja do que ir pessoalmente até a loja física ou pior ainda, do que ligar pro telefone fixo da sua loja.

Coisa que há uns 15 anos atrás era tão normal…

Os tempos mudaram e quem ficar no passado não tem vez.

E, como eu faço para adaptar a minha empresa nos, digamos “novos tempos”?
Tranquilo de tudo.

Vamos lá, mergulhe no mundo digital levando sua empresa até as principais plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp Business. E não esqueça também do Google Meu Negócio também.
Inclua avatar, banner e todas as informações de contato da sua empresa nas principais mídias digitais.

E quanto isso vai me custar?
Sinceramente, num primeiro momento: nada.

Bom, agora que está tudo já criado, é preciso movimentar tudo isso.
Mas como?
Com postagens frequentes em todas elas.

Calma!

Existem hoje ferramentas automatizadas que te ajudam a centralizar toda essa estrutura, assunto para outra publicação, combinado?
E aí, quando você for questionado em qualquer uma dessas “frentes digitais”, interaja o mais rápido possível com seu potencial cliente, respondendo cordialmente sua pergunta de maneira clara e objetiva.

Lembra das regrinhas do meio digital? Vamos lá?

• Anuncie com frequência seus produtos com fotos originais, preço, disponibilidades de cores e tamanho (se for o caso) e condições de pagamento
• Anuncie ações sociais que a sua empresa venha a participar, pois isso além de fazer bem para a sociedade, torna sua empresa uma amiga da sociedade pois mostra para o público consumidor o respeito que a sua marca tem com as campanhas e ações sociais diversas. Você pode oferecer ajuda a ong’s e grupo de ação de amigos do bairro ou da sua cidade
• Faça sorteio de brindes periodicamente, fazendo que o público compartilhe sua postagem de maneira pública e marque amigos, pois isso aumenta exponencialmente o alcance da sua marca
• Atenda rapidamente as mensagens e solicitações que chegam até suas páginas, sempre de bom humor, esclarecendo de forma clara e objetiva os questionamentos do público
• Se por acaso você receber uma recomendação negativa ou comentário com crítica em alguma página, procure identificar com o usuário que publicou tal crítica, o que o motivou. Peça desculpas pela falha e procure sempre entender o lado do consumidor, e deixe claro a ele que irá tomar todas as medidas para evitar que a falha volte a acontecer novamente.
• Retribua cada recomendação ou comentário positivo. Agradeça e complemente dizendo sempre o propósito da sua marca
• Crie conteúdo relacionado ao seu ramo de atuação. Não precisa ser um vídeo necessariamente mas produza postagens que levem seu público a entender o propósito dos seus produtos, o fim a que eles se destinam. Vou te dar um exemplo bem simples: imagine uma loja que venda aparelhos de ar-condicionado. Ela poderia criar conteúdo explicativo que ensine o consumidor sobre a importância da higienização no tempo adequado dos aparelhos para evitar certos tipos de doenças. E o sentido disso é que os clientes te procurem para que você agende uma visita técnica ao local e isso eleva seu número de faturamento mensal. Deu para entender?
O relacionamento com o consumidor é o que sua empresa tem de mais precioso. É o coração da empresa.

Se bem conservado, se bem aplicado, gera fidelidade do consumidor. E a fidelidade gera venda, que gera lucro no bolso do empresário. Cuide da sua empresa, cuide de seus clientes. Atente-se diariamente ao modo como sua equipe está tratando seu bem mais precioso.

E, se acaso você perder um, aprenda com a perca no lugar de lamentar. Identifique todos os pontos que levaram a situação, e se for possível melhore seus processos internos com correções e mudanças.

Tenha qualidade no seu atendimento e torne sua empresa um lugar onde os clientes gostam e tem alegria de frequentar.

Tenha bom relacionamento com seus consumidores digitais, e também faça de seus canais digitais um ponto de referência no seu ramo de atuação, porque isso aumenta a recorrência de visitas e de vendas.

Melhore e posicione sua empresa e conte muito com nosso ERP para contribuir positivamente com os setores organizacionais do seu negócio, pois é organizando muitas situações das quais falamos aqui, como estoques, acompanhamento do saldo do estoque dos produtos, controle e acompanhamento das entregas e das contas a pagar tudo isso de maneira transparente dentro do ERP, causa na sua empresa dinamismo e agilidade nos processos mais complexos.

Nós podemos te ajudar a dar uma ordem nisso tudo?
Vamos tomar um café e conversar sobre gestão?
Um forte abraço e até breve!

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