O que é E-Commerce de Nicho?
O que é nicho de mercado e qual sua importância nas estratégias de Marketing digital e vendas? Como escolher o nicho de e-commerce ideal para sua empresa?
Neste post falaremos sobre a importância dos Nichos de mercado para o E-commerce.
O que são Nichos de mercado?
Nichos de mercados são subconjuntos de um mercado maior, com suas necessidades ou preferências particulares. Trata-se de uma parcela do mercado que é pouco ou nada atendida. Um nicho de mercado é um fragmento do mercado geral, ou seja, uma parcela menor do mercado que corresponde a um grupo de pessoas com interesses específicos.
O mercado geral é amplo, representando diversos gostos e hábitos dos consumidores e tenta alcançar a todos; já o nicho de mercado busca especificidade, suprindo as necessidades de modo focado e mais restrito.
Pode ser que o seu e-commerce ainda não possua processos de logística bem operados, estratégias de marketing assertivas, plataformas robustas, grande poder de negociação e, com isso, grande visibilidade ou que não suporte toda essa operação. Por isso, o e-commerce de nicho é muito escolhido pelas pequenas e médias empresas e pode ser uma boa opção para a sua loja virtual.
E Como escolher o nicho de e-commerce ideal?
Todos precisam escolher o nicho certo de e-commerce. Se você não fizer isso, pode se frustrar.
Quando você escolhe um nicho de e-commerce, sua marca vai girar em torno dele. Você cria um público-alvo com base nas qualidades do seu nicho e nos problemas que seu produto pode resolver.
Seguindo tendências de mercado e buscando solucionar as necessidades de consumo que vão sendo criadas ao longo do tempo, o e-commerce de nicho atua em pequenas particularidades do consumidor e não tem como objetivo “vender para todo mundo”.
Não tenha medo de restringir seu nicho. Claro, você pode eliminar alguns clientes em potencial, mas também cria mais demanda entre pessoas que realmente querem o que você vende. Segundo pesquisa, lojas virtuais especializadas são mais rentáveis do que as lojas virtuais generalistas.
E Quais são as vantagens do e-commerce de nicho?
O e-commerce de nicho é uma solução para vender mais no e-commerce e satisfazer as necessidades do cliente. Alguns dos benefícios do e-commerce de nicho para sua empresa será a Maior fidelização dos seus clientes, Menor concorrência, Maior contato com o público-alvo e maior senso de exclusividade dos clientes, pois ele está comprando em uma loja especializada no assunto.
As Tendências podem se tornar bons investimentos para o e-commerce de nicho. Algumas boas idéias para você se inspirar são:
- alimentos saudáveis;
- roupas para pet;
- bebidas alcoólicas;
- moda fitness;
- produtos para skincare (cuidados para a pele);
- móveis para quarto;
- artigos para viagem ao ar livre.
A ideia de que a venda deve ser realizada a qualquer custo, na prática, caiu por terra. O mercado online está cada vez mais concorrido e destacar a sua loja virtual não é uma tarefa fácil. A solução para evidenciar a sua empresa pode ser investir no e-commerce de nicho. Estude e entenda se isso faz sentido para você e para o seu negócio. Pois o e-commerce de nicho pode ser uma ótima oportunidade de sair do óbvio e investir no lugar certo.
E se você ainda está na dúvida com relação ao seu e-commerce, tem dúvidas de por onde começar, a ZIPER Soft trabalha há quase 10 anos auxiliando muitos empreendimentos no crescimento com qualidade, organização e segurança. Te auxilia a administrar e gerenciar sua loja física e virtual de maneira eficiente e que dá resultados pois usa tecnologia de ponta com total segurança.
E se você está em busca de ajuda para melhorar a organização da parte financeira da sua empresa, de seus estoques, compras de mercadorias, entra no nosso blog que eu te ensino a fazer tudo isso. E tem também aqui nosso podcast semanal e também o nosso canal no youtube, além do Facebook, Instagram, Twiter e Linkedin da ZIPER Soft.
Agradeço a sua presença, espero que tenha gostado deste artigo. Vou ficando por aqui. Até breve!