Planejamento estratégico para 2022: Dicas para lojistas
Fazer um planejamento estratégico deve ser prioridade para sua loja, seja para abrir uma filial, mudar o foco de vendas ou alcançar um novo público.
Este é o momento propicio para refletir e assim objetivar, com algumas metas, antecipar ações e deixar a empresa mais preparada para as movimentações do mercado.
Listaremos a seguir alguns pontos para nortear seu planejamento:
1. Relembre a Missão, Visão e Valores de loja:
Faça uma autoanálise da loja, retomando toda a história da organização até o momento. Para te ajudar, vamos à algumas definições:
- Missão: é a razão pela qual a empresa existe, o papel dela diante a sociedade.
- Visão: são os sonhos da empresa, pretensões de onde chegar ou do que ser a longo prazo.
- Valores: é um conjunto de princípios morais, éticos e filosóficos que determinam como a empresa deve se portar e como os membros terão suas condutas.
2. Procure entender como está o cenário atual:
Isto servirá para você alinhar seu planejamento com as condições que o mercado está proporcionando para aquele determinado período.
Isso inclui uma análise profunda de todas as áreas da empresa, desde o desempenho financeiro até o histórico de vendas em determinadas datas, passando pelos novos e antigos concorrentes e as mudanças na conjuntura socioeconômica do país. Estude sua concorrência e dê ouvidos ao público-alvo para entender melhor o perfil de seus consumidores.
3. Quais seus objetivos e metas?
Os objetivos são definições do que se pretende alcançar ou onde se quer chegar, já as metas são conquistas quantitativas em um curto prazo, como se fossem pequenas tarefas que vão sendo realizadas até chegarem ao objetivo maior. As metas devem ser pensadas mensalmente, semestralmente ou trimestralmente, e os objetivos podem ser revisados de acordo com o andar das pequenas conquistas. Após definidos, atribua as metas a cada vendedor, tendo sempre em vista sua área de atuação e desempenho.
4. Prepare a sua equipe:
Trabalhe para que todos os colaboradores e profissionais da sua loja estejam alinhados aos conceitos e valores da empresa. Faça treinamentos contínuos para analisar os pontos que podem ser melhorados. Mesmo que não seja possível incluir todos na hora do planejamento estratégico, recolher opiniões é uma ótima alternativa para ter ideias sobre como as atividades devem ser conduzidas.
5. Dica de ferramenta para otimizar seus processos:
Sabemos que no dia a dia é muito difícil conseguir manter tudo em ordem. Fazer controle de estoque, cadastrar produtos, executar vendas, emissões de notas e em muitos casos vender produtos com diferentes condições de uso, o que causa ainda mais stress na organização diária de sua loja. Mas trazemos a você uma ótima notícia! É possível ordenar o fluxo de sua loja através da utilização de um Sistema de Gestão Empresarial. A ZIPER Soft é pioneira nesse assunto. Nosso sistema tem diversas ferramentas fáceis de usar que te ajudam a controlar as áreas do seu negócio.
Ao cadastrar um produto, é possível selecionar de maneira completamente personalizada a condição daquele item com seu devido preço e quantidade disponível em estoque. Assim, é possível manter produtos iguais em condições diferentes dentro do mesmo cadastro.
A partir do estoque formado, os produtos em suas diversas condições podem ser etiquetados de forma personalizada, para facilitar a identificação da condição de uso e seu valor comercial. A mesma etiqueta possuí um código de barras capaz de identificar a condição exata do item a ser vendido, facilitando o fluxo operacional na hora de fechar a venda no caixa, proporcionando ao consumidor uma experiência inovadora e agradável.
Relatórios e todas as informações administrativas que resultam das vendas e estoques identificam claramente a que condição se refere de maneira natural. O sistema é completamente capaz de tratar todo tipo de condição de produto para prover aos usuários o correto tratamento detalhado em cada caso. Se quiser maiores detalhes entre em contato com nossa equipe. Ficaremos muito felizes em atendê-lo!
Espero que tenhamos lhe ajudado com estas dicas! Que seu final de ano seja repleto de muito planejamento que formará muitos bons frutos em 2022.