fbpx

Conheça cinco dicas para tornar a gestão de seu estabelecimento mais eficiente

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Ferramentas e procedimentos adequados podem reduzir em 50% as horas trabalhadas, trazendo mais produtividade e performance.

Um bom líder precisa ser capaz de entender como gerenciar adequadamente as diferentes frentes de administração. No varejo, em particular, há uma série de desafios, já que o volume de vendas ao consumidor final costuma ser alto, o que aumenta a quantidade de dados a serem gerenciados. Para Henrique Carbonell, CEO da  F360º,  plataforma de gestão financeira que atende mais de oito mil empresas, ter essas informações bem-organizadas ajuda definir a estratégia do negócio e tomar decisões de forma mais assertiva. Atualmente, a automação oferecida por plataformas de gestão financeira ajuda muito quem faz a gestão da própria loja. Quando a operação envolve mais de um ponto de venda, então, os softwares podem ser os melhores amigos do empreendedor.

e acordo com Carbonell, cerca de 50% das horas de trabalho são reduzidas em um varejo quando as equipes do administrativo e financeiro utilizam uma boa ferramenta de gestão. “Ter tudo integrado com apoio de um software aumenta a performance e confiabilidade dos dados. Ao trabalhar com planilhas para tratar os dados, a chance de erro é alta”, diz.

Conheça as cinco dicas do executivo para melhorar a gestão do seu negócio:

1- Mantenha a DRE em dia

Manter esse demonstrativo bem organizado permite ao gestor ter visibilidade do que a empresa está gastando e do que ainda irá desembolsar no futuro próximo. “É uma visão real da área financeira da empresa”, diz Carbonell. Ele ressalta que é difícil ter a DRE bem-organizada, principalmente em empresas menores e do varejo, porque são muitas informações para lançar, tanto de contas a pagar como de recebíveis. Um exemplo prático: o pequeno empresário toma a decisão de pagar um imposto atrasado, mas não calcula qual o impacto disso nos custos. Na DRE é possível ter essa visibilidade, de onde está gastando mais. E quando se administra mais de uma loja, é possível ver facilmente qual está dando mais lucro.

2- Busque integração de dados e analise individualmente

O varejista que tem muitas lojas pode cair no erro de controlar o fluxo de caixa de forma centralizada. Ou seja, no geral, olhando para todas as unidades, ele sabe que está tendo lucro. Mas, no detalhe, pode acabar não vendo que uma das lojas dá prejuízo em determinados momentos do ano.

Quando a DRE está bem documentada, e a automatização via plataformas de gestão financeira ajudam a fazer isso em escala, é possível ver qual loja dá prejuízo. Para tomar decisões estratégicas é importante ter a DRE por loja. As plataformas de gestão financeira fazem isso de forma automatizada, buscando informações diretas nas secretarias da fazenda e já organizam os dados por estabelecimento. Assim, o gestor faz o controle por CNPJ, e não precisa ter alguém lançando nota.

3- Faça a gestão do fluxo de caixa

Lojas que atuam com o consumidor final vendem muito no cartão de crédito, parcelam em três, quatro, dez vezes, e pode ficar difícil conciliar todos esses recebíveis sem a ajuda de um software. Quando o varejista automatiza a frente de caixa e a gestão financeira, integra tudo no ponto de venda, com base nas notas emitidas e nos informes das instituições financeiras. Assim é possível ter clareza de que, apesar de ter vendido R$ 10 mil em um mês, por exemplo, só entrarão no caixa naquele período R$ 4 mil, em razão de compras parceladas. Sabendo disso é possível decidir sobre a necessidade de antecipação de recebíveis, por exemplo.

4- Atenção à conciliação de cartões de crédito e bancária

Quando o varejo está automatizado e o estabelecimento vende no cartão de crédito parcelado, o sistema já parcela essa venda e lança no sistema quanto a loja vai receber por mês, já descontando, inclusive, a taxa certa cobrada pela administradora do cartão.

É uma forma eficiente de controlar o que já antecipou, o que tem para receber de fato. Imagine organizar 5 mil vendas manualmente, sem sistema, pode ser que a administração cobre taxa superior e você nem perceba.

5- Olhe para o futuro

Um dos maiores benefícios das plataformas de gestão financeira é permitir olhar para frente e fazer orçamentos e previsões financeiras reais. Projetar o futuro talvez seja até mais importante do que fazer a gestão do presente.

Você já sabe, por exemplo, que em dezembro as vendas aumentam e precisará contratar mais funcionários. Quanto isso vai custar e qual o impacto no fluxo de caixa e no lucro? Softwares de gestão financeira completos permitem ao gestor fazer essa simulação, que pode ser útil de diversas formas, como na previsão de aumento anual de aluguel do ponto de venda. “No sistema é possível colocar o futuro aumento do aluguel e já estimar como vai ficar o fluxo de caixa.”

FONTE: SA Varejo

Ocorreu um erro ao enviar seu cadastro, tente mais tarde ou entre em contato pelo nosso whatsapp (14) 99761-1944. Obrigado.
Cadastro enviado com sucesso.

Faça seu cadastro​

E receba um bônus especial