fbpx

Gestão eficiente e aumento de vendas no varejo

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O varejo é um dos setores da economia que vêm crescendo ano após ano. Mesmo com a pandemia de COVID-19, o segmento conseguiu se adaptar, adotar soluções tecnológicas que fizeram com que as empresas automatizassem processos que antes eram feitos de forma arcaica, e assim continuar lucrando.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo brasileiro tiveram crescimento de 1,4% em 2021. Já de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita pelo IBGE, no primeiro semestre de 2022, o comércio varejista teve alta de 1,4% nas vendas. Os segmentos de destaque são livros, jornais, papelaria e revistas (18,4%); tecidos, vestuário e calçados (17,2%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos (8,4%).

Agora, para o segundo semestre, as perspectivas são muito positivas, visto que há algumas datas importantes, como Copa do Mundo, Black Friday e Natal, que costumam atrair mais movimento para as lojas. De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), a expectativa do setor é que as vendas aumentem em até 12% no segundo semestre deste ano, em comparação aos primeiros seis meses.
 
Mas, para que as empresas consigam atender a esses objetivos, é preciso que haja muito planejamento e estratégias comerciais e de marketing para a divulgação dos itens a serem comercializados. E, como a atenção dos gestores está 100% voltada a isso, em alguns momentos a gestão interna dos processos e controle de gastos pode acabar ficando em segundo plano. O maior problema é que essa gestão é fundamental para a saúde financeira das lojas e para garantir ganhos saudáveis ao negócio.
 
Para tanto, é importante que os responsáveis pela área utilizem métodos que consigam centralizar os custos, como por exemplo os cartões corporativos e empresariais. Por meio dessas ferramentas, é possível monitorar as despesas em tempo real, atribuí-las às filiais e centros de custos corretos, automatizar a prestação de contas e a contabilidade, diminuir os riscos de quebra de caixa negativa, ter a visão dos gastos em uma única plataforma e acompanhar todas as informações por meio de dashboards e relatórios.
 
Além disso, nesses casos é recomendado contar com mais de um cartão, permitindo que sejam atribuídos a diferentes usuários, para que assim seja possível personalizar os limites e controles dos gastos e ainda receber alertas de segurança caso algo esteja fora da normalidade. Afinal, ao deixar de utilizar um único cartão para os pagamentos de todos os gastos da empresa e passar a atribuir um cartão para cada loja e/ou departamento, ganha-se muito mais visibilidade sobre as despesas da loja toda e/ou das filiais, evitando assim prejuízos muito maiores no caixa.
 
Dessa maneira, com o uso de soluções tecnológicas, os lojistas conseguem controlar a entrada e saída dos valores financeiros, melhorar o fluxo de despesas internas e evitar perdas de dinheiro por má conduta ou fraudes, principalmente em um período em que há aumento considerável na demanda e muitas vezes as informações dentro das lojas podem se perder.
 
Por fim, concluo que o setor varejista precisa se preocupar com as questões internas e com os gargalos que ocorrem no processo de gestão, para que assim seja possível manter a saúde financeira dos negócios e garantir que os negócios consigam lucrar, mesmo que as despesas sejam altas também. Mas isso só acontece com organização e planejamento. Uma boa forma de resolver estas questões internas de forma eficiente é utilizar um Sistema de Gestão de seja capaz de otimizar, agilizar e resolver todos os trâmites do dia a dia de sua empresa. Além da integração dos processos e das áreas da empresa, o uso de um Sistema de gestão agrega muitos outros benefícios ao negócio: aumento da eficiência, redução de erros e retrabalho, Integridade das informações, otimização do relacionamento com o cliente, Informação atualizada e em tempo real para a tomada de decisão, padronização dos processos nas diversas áreas da empresa, maior controle dos recursos, diminuindo os custos operacionais, gestão eficiente do processo de vendas, entre outros. 
 
Quando falamos em um sistema de gestão, estamos falando da organização da gestão de uma empresa por meio de processos. Quer saber mais!? Temos um artigo apresentando Os benefícios e recursos do nosso Sistema de gestão empresarial. Conheça nosso trabalho, fale com nossa equipe,  e solicite teste gratuito por 30 dias!
 
Fonte: Jornal Estado de Minas
Ocorreu um erro ao enviar seu cadastro, tente mais tarde ou entre em contato pelo nosso whatsapp (14) 99761-1944. Obrigado.
Cadastro enviado com sucesso.

Faça seu cadastro​

E receba um bônus especial