fbpx

Pagamento com QR Code: Como isso pode ajudar nas vendas de sua loja?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O pagamento com QR Code é um dos grandes exemplos das novas tecnologias dentro do varejo que são responsáveis por transformar muitas dinâmicas quando falamos em compras.

Esse código visual serve, nesse caso, para realizar com maior rapidez o pagamento de uma compra.

Pagar com QR Code tem se tornado mais comum não só pela facilidade de implementação mas também pela agilidade, otimização e segurança nas operações.

Fizemos este artigo especialmente para você que tem um negócio e pensa em investir nesse meio de pagamento!

E o que é esse tal de QR Code?

QR Code (Quick Response Code) é um tipo de código de barras bidimensional composto por quadrados brancos e pretos que podem ser lidos por um dispositivo móvel. Com isso, consegue direcionar o usuário para o pagamento.

Ele foi desenvolvido no Japão nos anos 2000. No entanto, só se popularizou nos últimos anos. 

E isso se deu especialmente entre as empresas de comércio eletrônico, que usam o código para fornecer informações adicionais sobre seus produtos.

Embora seja visto apenas como um código de barras, ele é bem mais complexo: pode conter até 7.089 dígitos ou 4.296 caracteres, incluindo caracteres especiais e pontuação.

E, como esse código bidimensional tem a capacidade de armazenar diversas informações, ele também tem sido usado como um meio de pagamento, para que os consumidores possam finalizar uma compra.

Em resumo: um QR Code para pagamento possibilita o acesso das plataformas transacionais e direcionamento de transferências por meio de dados bancários.

Como é o seu funcionamento? 

O pagamento pelo QR Code funciona como um código que pode ser lido por um celular ou outro dispositivo eletrônico, que redireciona o pagamento para a conta do vendedor.

Para usá-lo, basta apontar o celular para o código e seguir as instruções na tela. Muitas vezes, o smartphone funciona como o escaneador.

Ao escanear o QR Code com a câmera do celular, a pessoa que vai comprar precisa apenas confirmar o pagamento. Nesses casos, ele é processado instantaneamente.

O pagamento com QR Code pode ser usado em diversas situações, como para pagamentos de serviços e compras, em lojas físicas ou virtuais.

Muitas instituições financeiras oferecem pagamentos com QR Code entre diferentes contas bancárias, simplificando as transações.

Embora não seja o único tipo, esse pagamento também é sem contato. Ou seja, não é preciso trocar dinheiro ou cartões com seu cliente para finalizar uma venda.

No Brasil o uso desse método pode ter sido fortalecido pela pandemia de covid-19. Segundo pesquisa da Ivanti, devido ao cenário pandêmico, 83% das pessoas afirmaram que usaram um código QR para fazer um pagamento pela primeira vez.

E para minha empresa, quais são as vantagens de receber pagamento com QR Code?

Uma vez entendido o funcionamento do método e a tendência nacional, vamos falar sobre os ganhos práticos para a sua loja em receber pagamentos com essa tecnologia.

Os principais benefícios são a facilidade de implementação e uso, a otimização do fluxo de caixa e, ainda, segurança nas operações financeiras.

  • Fácil implementação

    O QR Code é bom para os lojistas, pois, em primeiro lugar, é muito fácil de implementar e usar. 

    Essa instalação é bem simples. É preciso apenas ter um sistema que permita criar o código e integrar os dados ao PDV e ao sistema de gestão. Com isso, gera-se um QR Code dinâmico para aquele pagamento.

    Por ser simples, esse meio de pagamento é bastante conveniente tanto para o varejista quanto para o cliente. E essa é uma excelente opção para lojas ou restaurantes movimentados, por exemplo.

  • Fluxo de caixa otimizado

    Um ponto sobre fazer vendas com QR Code é que você acompanha os valores em tempo real. E isso é ideal para empresas que desejam saber o quão bem seus produtos ou serviços estão vendendo.

    Com ele, o dinheiro pode cair na conta na mesma data ou no dia seguinte. Já no pagamento com cartão de crédito, esse prazo é bem mais longo, sendo feito a partir de 30 dias. E tudo isso reflete na atualização do fluxo de caixa.

    Além disso, com pagamentos com QR Code, em caso de erro, é possível enviar o dinheiro de volta mais rápido para o cliente, o que evita problemas maiores durante o processo de compra.

  • Agilidade no pagamento e fidelidade de clientes

    Ao escanear um QR Code, as informações de pagamento são automaticamente carregadas e enviadas para o destinatário. Isso significa que a transação ocorre em segundos, sem ter que esperar o pagamento ser processado pelo banco.

    Além de ser instantâneo, o pagamento pode ser conferido diretamente no aplicativo usado para receber o valor no caso do PIX, por exemplo. O único critério para usar o QR Code é ter internet, comum para outras operações também.

    E essa agilidade reflete em uma maior fidelização de clientes. Quanto mais fácil for realizar o pagamento, maiores serão as chances de o cliente finalizar a compra com você. Ou seja, essa agilidade melhora a experiência de compra e você vende mais.

  • Segurança financeira

    O pagamento com QR Code é uma forma segura de pagamento, pois você só precisa escanear o código para confirmar a transação. E, ainda por cima, o cliente precisa confirmar a transação antes de ela ser feita.

    Ou seja, assim como em qualquer operação, é necessário que o consumidor cheque o valor que está sendo pago e se os dados da sua empresa estão corretos.

    Além disso, o QR Code pode ser mais confiável que os pagamentos tradicionais, pois as informações de pagamento são criptografadas e não podem sofrer interceptações.

É possível utilizar QR Code para pagamento no PIX?

Com certeza isso é possível e esta é a nossa proposta! O PIX foi um dos principais formatos que fez com que o QR Code se popularizasse. 

Para isso, basta o cliente abrir o aplicativo do banco dele, selecionar a opção de fazer PIX com QR Code e apontar para a imagem gerada pelo próprio sistema da ZIPER Soft. Em seguida é gerado um QrCode para cada transação de venda realizada no sistema. A grande vantagem é que o prosseguimento da venda continua somente após a confirmação de pagamento, que é realizada automaticamente através do nosso sistema.

Soluções de pagamento integradas são ideais para a sua empresa reduzir custos e taxas de inadimplência, digitalizar as transações financeiras e aumentar as vendas.

Aproveite esta grande novidade e realize um teste gratuito de nosso sistema de gestão durante 30 dias! Esperamos por você!

 

 

Ocorreu um erro ao enviar seu cadastro, tente mais tarde ou entre em contato pelo nosso whatsapp (14) 99761-1944. Obrigado.
Cadastro enviado com sucesso.

Faça seu cadastro​

E receba um bônus especial