fbpx

Certificado Digital: Compra ou renovação através do nosso próprio sistema

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Certificados digitais são arquivos eletrônicos usados para autenticar a identidade de pessoas, organizações ou dispositivos na internet. Eles são emitidos por autoridades certificadoras confiáveis e contêm informações como o nome do titular, uma chave pública criptografada e a assinatura digital da autoridade certificadora.

Existem várias razões pelas quais você pode precisar de um certificado digital. Algumas das principais são: autenticação e identificação, segurança das comunicações, assinaturas eletrônicas, cumprimento de regulamentações e proteção de dados

No Brasil, os certificados digitais têm uma importância significativa e são utilizados em várias situações. Aqui estão alguns exemplos de quando o uso de certificados digitais é obrigatório no país:

  1. Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): Desde 2006, a emissão de notas fiscais eletrônicas pelas empresas brasileiras é obrigatória. Para garantir a autenticidade e integridade dessas notas, é necessário o uso de um certificado digital específico, chamado Certificado Digital para Assinatura de Documentos Fiscais (e-CNPJ).

  2. eSocial: O eSocial é um sistema unificado de envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais ao governo. As empresas devem transmitir os dados por meio de certificados digitais, geralmente o Certificado Digital para Pessoa Jurídica (e-CNPJ), garantindo a autenticidade das informações.

  3. SPED (Sistema Público de Escrituração Digital): O SPED é um projeto que busca a digitalização das obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas. Empresas que estão sujeitas a essa obrigação precisam enviar suas informações por meio de certificados digitais, como o e-CNPJ.

  4. PJe (Processo Judicial Eletrônico): O PJe é um sistema utilizado em tribunais para a tramitação eletrônica de processos judiciais. Advogados e partes envolvidas precisam utilizar certificados digitais para assinar documentos e petições eletrônicas, garantindo a autenticidade e integridade das informações.

  5. SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro): Instituições financeiras, como bancos e cooperativas de crédito, que participam do SPB devem possuir certificados digitais para autenticação e segurança das transações eletrônicas realizadas no sistema.

  6. Certificado Digital de Pessoa Física (e-CPF): O e-CPF é utilizado por profissionais liberais, como médicos e advogados, para assinar digitalmente documentos, como laudos médicos, contratos e petições, conferindo validade jurídica.

Esses são apenas alguns exemplos das situações em que o uso de certificados digitais é obrigatório no Brasil. É importante ressaltar que as obrigatoriedades podem variar ao longo do tempo, então é necessário verificar as normas e regulamentações específicas de cada área para saber em quais situações é necessário o uso de certificados digitais. 

Pois bem, visto que o Certificado digital é essencial para as situações descritas acima, o primeiro passo a ser realizado é a sua obtenção. Para utilizar um certificado digital, você precisa obtê-lo por meio de uma Autoridade Certificadora (AC) confiável. Você pode escolher entre várias ACs disponíveis no mercado, e elas fornecerão as instruções necessárias para esta etapa.

Com relação a esse importante passo, trazemos uma grande novidade! Sabendo das dificuldades na hora de solicitar e emitir Certificados digitais, nós da ZIPER Soft realizamos uma parceria com a Tecnosign para ERP, do grupo Tecnospeed, que permitirá a nossos clientes a EMISSÃO E RENOVAÇÃO de Certificados Digitais através do próprio sistema de gestão, sem precisar ir até outra empresa emissora.
Como isso se dará? Será muito simples. O Sistema emitirá uma forma de alerta dentro do próprio sistema, que sinalizará para os clientes a renovação ou emissão do certificado digital. Ao clicar neste alerta, o próprio cliente conseguirá: solicitar o certificado, realizar o pagamento, anexar os documentos e agendar a videoconferência com o agente de registro (AGR) da equipe TecnoSign.
Gostaria de saber mais? Entre em contato com a nossa equipe para maiores informações! 
Ocorreu um erro ao enviar seu cadastro, tente mais tarde ou entre em contato pelo nosso whatsapp (14) 99761-1944. Obrigado.
Cadastro enviado com sucesso.

Faça seu cadastro​

E receba um bônus especial