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Dicas para aumentar as vendas no final do ano!

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Com o final de ano se aproximando, o comércio deve começar a se preparar para as vendas desta época. Para alguns ramos de atividade, essa época é a melhor do ano! Uma excelente oportunidade para encerrar o ano com um bom saldo em caixa, pois as pessoas têm a tradição de trocar presentes no Natal e em festas de fim de ano, amigo secreto e também é uma época em que o poder aquisitivo das pessoas aumenta. Mas, para aumentar as vendas, fidelizar os clientes e conquistar novos clientes, todo comerciante deve se preparar. E o resultado desse final de ano pode ser melhor, se seguir algumas dicas que nós separamos aqui nesse blog. Com a nossa experiência, temos certeza que a implementação das dicas a seguir pode contribuir para a melhor organização da sua loja e exponenciação das suas vendas de maneira eficiente e lucrativa.

1) Preparar os colaboradores para as vendas de final de ano

 É preciso que seus colaboradores conheçam as estratégias da empresa para o final de ano e estejam preparados para a jornada. Precisam estar motivados e certos de que eles têm muito a ganhar com isso. Precisam conhecer muito bem os produtos ou serviços que a empresa comercializa, os preços, formas de pagamento, informações sobre garantia, troca, devolução para poder auxiliar os clientes na melhor experiência possível de compra. Seus colaboradores podem usar a estratégia de venda cruzada (conhecida também como cross selling) agregando mais valor à compra. 

2) Preparar a loja 

Para ter bom movimento no final de ano é preciso ser estratégico. Antecipe a reposição do estoque e tente garantir preço de custo menor comprando uma quantidade maior do que de costume. Mas, antes de sair comprando é preciso ter métricas. Você precisa ter um bom Sistema de Gerenciamento que te de além do controle de estoque, uma série de relatórios analíticos das movimentações de vendas que se cruzados você consiga saber quais produtos tem maior giro de venda e em qual época do ano isso ocorre. Antes de tomar a atitude de repor estoque é preciso ter a informação correta e saber o que deve repor, qual a quantidade exata a repor, ter histórico da elevação do preço de custo no tempo para fazer a melhor compra e de maneira correta. Falando em custo, é preciso estar atento a ele também. Existem muitas variáveis que precisam ser contempladas no cálculo do preço de custo, tais como: frete, IPI, diferença interestadual de alíquota. São informações que o lojista precisa saber calcular, mas, repito, se usar um bom Sistema de Gerenciamento essa tarefa pode ser simplificada com segurança e precisão, porque através do nosso Sistema, você pode fazer a reposição de estoque por meio da Nota Fiscal e o sistema realiza corretamente o cálculo de custo dos produtos pra você incluindo nele todas as variáveis que mencionei anteriormente. E não adianta ter a loja cheia, funcionários bem treinados e motivados, você precisa ter um bom layout dentro da loja. Nada de produtos empilhados em caixas até o teto. É preciso organização, qualidade operacional para tornar o trabalho do vendedor mais eficiente e uma boa harmonia visual. Em lojas de calçados por exemplo, as numerações dos pares devem estar na mesma ordem em todos os modelos. Em uma loja de roupas, camisetas do mesmo modelo devem ser exportas separada por numeração e se for o caso, por tom de cor, gênero, estilo da estampa. São pequenas adaptações físicas com um pouco de lógica facilitam o aprendizado dos vendedores temporários (se houver) e contribuí com o consumidor para encontrar os produtos dentro da sua loja. 

3) Preparar o caixa 

No caixa da sua loja é onde a finalização da venda ocorre. Os presentes são embrulhados, e todas as informações que o consumidor precisa saber devem ser ditas. É um lugar geralmente de grande movimentação então é preciso que esse setor receba alguns cuidados especiais.A princípio deve ser um lugar seguro porque colaboradores e consumidores mexem com dinheiro físico ou digital a todo momento, então se for o caso contrate um segurança ou reforce o monitoramento com câmeras. Deve ser um lugar amplo especialmente se o movimento na sua loja for grande nessa época do ano. Então disponha de vários caixas de finalização de vendas.Falando na finalização, ela deve ser simples, rápida e eficiente. Imagina um consumidor com várias peças, o operador do caixa precisa estar muito bem treinado para dar agilidade nesse processo. Contar com um bom sistema de ponto de venda ajuda bastante nesse processo, porque ele dá agilidade na hora da soma dos produtos. É aí a importância de se etiquetar eles.  Produtos passado, forma de pagamento configurada, Documento Fiscal emitido, produtos embrulhados e empacotados, seu vendedor deve avisar o consumidor sobre os prazos para troca, devolução e tempo de garantia. Parece muita coisa ao mesmo tempo, mas não é. É simples especialmente se estiver usando nosso Sistema de Gestão, porque ele te ajuda do início ao fim do processo. Desde o momento que o produto chega e vai etiquetado para a prateleira, até a hora que ele é embrulhado e vai pra casa junto com o consumidor.   

4) Angariar novos clientes e fidelizar os já existentes

Muito falamos de estoques, vendedores, da venda em sí até aqui. Mas agora vamos conversar sobre o dono da festa, o CLIENTE. É ele quem faz a roda da economia girar. Então vamos dedicar um pouco a ele esse item.Existe técnicas e mais técnicas de como lidar com diferentes tipos de clientes em variadas situações. Mas aqui não vou me ater a isso, porque é assunto para outro blog. A intenção aqui é te mostrar que dá pra conquistar novos clientes e mantê-los ativo na sua base oferecendo vantagens e diferenciais que atraiam ele.Sabia que a cada venda feita para um cliente você pode bonificá-lo de algumas maneiras? E não estamos falando necessariamente de desconto! Você pode criar programas de fidelidade de clientes por meio de pontos, semelhante as milhas de companhia aérea. A cada real gasto por exemplo ele acumula um ponto (que pode ou não expirar com o passar do tempo) e a cada determinada quantia de pontos o cliente pode trocar por produtos ou conseguir um desconto. Quanto mais ele comprar, mais pontos ele ganha. Mas para gerenciar isso manualmente é complexo, então para fidelizar e aumentar as vendas para o cliente, o conselho que damos é usar todas as funções do nosso Sistema de Gestão. Com o sistema, você cadastra o seu cliente com o maior número de informações que você puder, principalmente informações de contato o WhatsApp e Email. Existe algumas pequenas configurações que precisam ser feitas no sistema para ativar a função de acumulo de pontos, mas isso nosso time de suporte te ajuda. Após isso, realiza as vendas para esse cliente identificando-o na operação de venda. E os pontos vão sendo acumulados no nome dele. E depois podem ser convertidos em descontos ou em bonificações. 

5) Campanhas de vendas

Para atrair os clientes até sua loja existem várias maneiras. Desde as mais caras como outdoors e propagandas na TV como as mais simples como uma postagem em rede social (veja como nortear suas campanhas). Todas têm sua importância e seu público estimado. Mas pode ser feito algo melhor e mais intimista. Conforme for acontecendo as vendas aos clientes durante o ano, se você tiver o E-mail e o WhatsApp listados é possível enviar promoções e propagandas com certa periodicidade. Agora imagina você enviar uma mensagem no WhatsApp para aqueles clientes que estão sem vir na loja durante um tempo, convidando-os para um café da manhã para conferir a nova coleção de produtos que chegou? Parece complicado fazer isso manualmente e é! Agora, caso escolha usar o nosso Sistema, as coisas ficarão muito mais simples. Veja: com ele, já conversamos anteriormente que você pode cadastrar o cliente e frisamos que preferencialmente você precisa pegar o WhatsApp dele e o E-mail. Não são informações que vão ficar ali digitadas no cadastro ele em vão! Usar um Sistema de Gestão é muito além de só digitar os dados, passar venda, fazer abertura de caixa, emitir uma etiqueta ou um Documento Fiscal. É usar das informações digitadas para extrair dali informações valiosas e vender mais, aumentar seus lucros e tornar sua loja mais eficiente. Com o nosso sistema de gestão você consegue enviar campanhas completamente personalizadas aos seus clientes. Consegue enviar mensagens personalizadas para aqueles clientes que não vêm na loja há alguns meses. E, ainda consegue mapear a conversão da campanha em vendas, comparando informações e vendo a efetividade da ação da campanha, a taxa de conversão. São vários recursos que o Sistema nosso oferece ao lojista que se bem utilizados maximizam o poder de vendas da sua loja.

Sabemos que a finalização do ano comercial é um grande desafio para o empreendedor que passou o ano todo sonhando, lutando e fazendo topo possível para se manter, em meio às incertezas econômicas, insegurança jurídica, concorrência desleal e a alta dos impostos. Mas também sabemos que quem nasceu para empreender aguenta firme as turbulências da vida e faz de tudo para manter seu negócio em pé e ainda, acredita, sonha com um mundo melhor, com melhores vendas, com mais estoque, mais funcionários, mais espaço… afinal quem não quer ver seu negócio prosperar, não é? Aproveite o final de ano, celebre o momento de chegar até aqui, com trabalho, saúde e dedicação. Faça ajustes na sua loja, na sua equipe, planeje o fim de ano com carinho e dedicação, siga as nossas dicas e fique à vontade para nos chamar se houver dúvidas ou sugestões. Nossa equipe está sempre disposta a ajudar a sua empresa a se organizar, prosperar e lucrar de maneira inteligente e eficiente. Deixo aqui o convite especial para você que já tem um Sistema de Gestão e não está satisfeito com os resultados que ele tem te dado e pra você que ainda não tem um: faça um teste sem compromisso nenhum por 30 dias no nosso Sistema de Gestão. Você receberá um treinamento das funções dele e poderá ver na prática como toda inteligência que extraí dele lhe proporciona bons resultados.

Boas vendas!

Boas festas!

Saúde e Paz, sempre.

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